Política
Informações e análises sobre o cenário político em Roraima
Informações e análises sobre o cenário político em Roraima
TSE retoma e marca para 26 de agosto julgamento que pode cassar governador de Roraima
VRR News
14/08/2025 13h24
Após mais de um ano, TSE define data para julgamento do governador de Roraima
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou para 26 de agosto de 2025 o julgamento do processo que pode levar à cassação do governador de Roraima, Antônio Denarium (PP), e do vice-governador, Edison Damião (Republicanos). Ambos são acusados de suposto abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral de 2022, o que teria resultado em supostas irregularidades que levaram à condenação pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) à perda do mandato.
O processo, que estava paralisado há mais de um ano, foi incluído na pauta pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, após a recomposição da corte, com a posse dos ministros Estela Aranha e Floriano de Azevedo Marques. A relatoria do caso é da ministra Isabel Galotti.
O julgamento chegou a ser iniciado em agosto de 2024, mas acabou sendo suspenso. Caso a cassação seja confirmada, novas eleições deverão ser convocadas em Roraima para definir o governador e o vice-governador.
A retomada do processo também é vista como um indicativo de que outros casos relevantes, paralisados na corte, podem voltar à pauta em breve, com a composição completa do TSE.